domingo, 25 de abril de 2010

Passando por aqui só pra dar um oi, pessoal!

O fim de semana foi (foi não, está sendo) bem gostoso! Ontem Dan e eu estávamos por aqui sem nada pra fazer, o tempo estava meio indeciso e nós não sabíamos bem onde pôr o ovo. Daí resolvemos sair de carro sem rumo certo e acabamos indo parar em um cidadezinha (nem sei se se pode chamar assim) chamada Sortelha. Nossa, foi muito legal, tanto o lugar em si quanto a ida até lá... Eu explico! É que fomos por umas estradinhas por dentro, não pela principal, então passamos em campos e mais campos, e agora está tudo verde e florido pela primavera, muito mais bonito que no inverno! Tinha muitas ovelhinhas pastando, ninguém à vista num raio de muuuuuuitos metros e nós, dirigindo e tirando fotos! =)

Primeiro quase paramos em Belmonte, que fica mais ou menos próxima aqui de Covilhã, e é a cidade onde nasceu Pedro Álvares Cabral =O Depois resolvemos que íamos até Sabugal, pq o Dan lembrou que já tinham falado pra ele que lá era bonito. No caminho vimos uma placa escrito "Quinta dos Termos", nome de um vinho gostosinho aqui da região. Deixa eu abrir um parênteses pra contar pra vcs uma coisa interessante. Aqui em Ptgal é muito comum mesmo as pessoas beberem os vinhos que são produzidos na sua própria região. Então quem mora no Porto, p. ex., bebe os vinhos da região do Douro, quem mora em Covilhã bebe os da Beira Interior, que mora em Braga bebe os do Minho e assim por diante. E esse tal Quinta dos Termos já esteve aqui em casa em alguns jantares... Daí resolvemos parar pra conferir e no fim acabamos conhecendo não só a Quinta em si, mas também a adega, o local de produção, tudo, o moço que nos atendeu nos levou pra ver tudo, muito legal! No final demos uma passadinha na lojinha deles e adivinha só!!! Eu comprei um pote de mel de 1 kg, todo cristalizadinho, por só 5 euros!! =OOO Veio bem a calhar, pq o mel que eu tinha contrabandeado da Grécia tava no finzinho e agora temos um potão todinho nosso, huuuum, nham nham... Quando a gente chegou em casa eu corri pra fazer um pãozinho com mel pra provar, nossa, divinho! Mel de rosmaninho, coisa que eu nunca havia visto aí no Brasil, e o mais curioso é que rosmaninho, até onde eu sei, é o mesmo que alecrim! =O

Continuando! E no fim, depois de muitas estradinhas acabamos entrando em Sortelha mesmo, pq o Dan ficou achando que na verdade já tinham falado pra ele de Sortelha e não de Sabugal. Gente, vcs não imaginam! Era uma vilinha de casas, todas de pedra, e a vila era cercada por muralhas medievais, pois ali também havia (e ainda há) um castelo. Caminhamos pelas muralhas, entramos na ruazinhas, tiramos algumas fotos, muito legal! Me lembrou muito uma cidade chamada Óbidos, que nós conhecemos quando viemos em 2007, e que também é exatamente assim, a única diferença é que lá as casinhas são todas brancas com frisos azuis ou amarelos, é uma coisa encantadora!


Vila de Óbidos

Vila de Óbidos
Acho que ninguém mora naquelas casinhas, porque tinha umas janelas com umas teias de aranha tãããão grossas e empoeiradas que parecia coisa de filme de bruxa, hahahahaha! As fotos ainda estão na máquina do Dan, mas assim que ele me passar eu posto aqui.

E hoje, domingão de sol, tiramos o dia pra ficar de bob... Eu terminei os bombons de morango que havia começado a fazer ontem, mas ele nem ficaram assim tão espetaculares quanto eu imaginei, sabia... =( Se alguém tiver uma receita divertida, pode tratando de compartilhar! O almoço ficou por conta do Dan (tava tãããão bom, nossa!) e depois eu peguei o carro pra praticar um pouco. Aproveitei pra comprar mais vasinhos pq comprei mais ervinhas aromáticas (dessa vez tomilho e hortelã), mas dos 3 que eu comprei consegui quebrar 1 e rachar bem rachado outro... hunf... =/

E agora tou aqui contando as peripécias do fim de semana pra vcs! Ainda quero estudar pro exame de espanhol, estudar RHA, ver Sex and the City, procurar receitinhas de saladas, nossa, tanta coisa ainda quero fazer e aqui já são 19h!

Até amanhã!

P.S. Gente, preciso confessar, cozinhar e plantar coisas está virando uma compulsão, hauhauahuah! =PpP

2 comentários:

  1. adoro ler seus comentários bem como as fotos
    maravilhosas. Até parece que estou viajando
    com vcs













































    nossa estou adorando ler seus comentários e também as fotos lin das. Até parece que estou
    ao lado de vcs.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, pode ter certeza que dessa compulsão eu NUNCA vou sofrer! Cozinhar e plantas não são coisas para minha pessoa. =) Adorei a história!

    ResponderExcluir